O Ceará resolveu trazer a público nesta quinta-feira (12) uma situação complicada pela qual o clube esteve envolvido. Usando nomes de dirigentes alvinegros, um estelionatário fechou contratações e iludiu atletas profissionais, assegurando um acerto entre o Vovô e os jogadores.
Segundo um dos atletas que foram enganados pela farsa, o homem garantiu ao seu empresário o acerto com o Ceará. Com isso, o atleta se desligou do seu clube e ficou à espera das passagens aéreas para embarcar rumo a Fortaleza. A farsa foi descoberta somente quando os jogadores buscaram Robinson de Castro, vice-presidente do clube, para concretizar a negociação.
“Começamos a receber ligações de atletas. Até pensávamos que eles queriam se insinuar pra vir pro Ceará, mas depois ficamos sabendo que era um golpe. Certa vez, um pai de um atleta me ligou perguntando quando o seu filho embarcaria, mas nunca havia tido negociação”, disse Robinson de Castro.
Um dos jogadores relevou que chegou a conversar com atletas do atual elenco alvinegro para saber como era o clima do seu ‘novo clube’. “Liguei para o Vicente e para o Daniel Marques, que jogou no Ceará no ano passado”, afirmou. “Eu rescindi com o meu clube para fechar com o Ceará e não tinha acerto”, concluiu.
“Ano passado eu joguei contra o Ceará. O homem, se passando pelo Robinson, disse que lembrava do meu futebol e que a transferência estava certa”, disse o atleta. “Já estou vendo outras situações”, finalizou o jogador.
Experiente agente foi um dos alvos
Um empresário, que agencia a carreira de 2 dos atletas que foram alvos do golpe, explicou um pouco da ação do estelionatário. “O cara hackeou o Facebook de um amigo meu, ex-jogador do Ceará, e começamos a conversar. Ele falou que o Ceará tinha interesse nos atletas”, revelou o empresário.
Após o primeiro contato, o golpista passou a negociar com os atletas se identificando como Robinson de Castro. Com tudo acertado, o homem pedia que depositassem certo valor em uma conta da Caixa Econômica. “Ele cobrou um dinheiro, dizendo que o treinador havia pedido para contratar os atletas”, revelou.
Inconformado com a situação, o empresário garantiu está buscando os seus direitos e já descobriu a localidade do estelionatário. “Fiz um levantamento perante à Caixa e a conta do homem é de Quixadá”, revelou. “Vamos botar esse cara na cadeia”, concluiu.
Ceará se resguarda contra novos golpes
Visando evitar que outras pessoas caiam na farsa, o Ceará preferiu trazer o caso à tona. “Colocamos em nosso site, para que, caso recebamos novas ligações de vítimas, possamos mostrar que o clube também sofreu com o golpe”, disse Robinson.
O Vovô, inclusive, já abriu um Boletim de Ocorrência pelo estelionato. “Prestamos um BO por estelionato e aconselhamos aos atletas lesados a fazerem o mesmo”, concluiu o dirigente alvinegro.